Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo de Mediação de Conflitos atuará também em UPPs

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) assinou convênio com a Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) por meio do qual o Grupo de Mediação e Resolução de Conflitos do MPRJ vai atuar nas comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP's) e em outras Unidades de Polícia do Estado. O termo de cooperação mútua foi assinado na sede da SESEG pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, e pelo Secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame.

    De acordo com o termo de convênio, assinado em 10 de dezembro, a cooperação terá duração de cinco anos, prorrogáveis por mais um ano. O documento também prevê a criação de pauta on line entre a SESEG, por meio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e o MPRJ por intermédio das Promotorias atuantes na Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital - matéria infracional/conhecimento. A Coordenadora do Grupo de Mediação e Resolução de Conflitos do MPRJ, Procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi e a Subcoordenadora do Grupo, Promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira também participaram do evento.

    O Grupo de Mediação e Resolução de Conflito receberá os casos encaminhados pelas Comunidades e Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), bem como de outras Unidades de Polícia, e passará a atuar por meio de técnicas e métodos alternativos de resolução de conflitos. As Unidades de Polícia ficarão incumbidas de fornecer suporte e prestar informações necessárias ao desenvolvimento do trabalho do Grupo.

    A pauta on line terá como objetivo designar e, consequentemente, notificar ou intimar o adolescente no momento da lavratura do Registro de Ocorrência (RO), com base no Art. 174 do Estatuto da Criança e do Adolescente, quando o investigado estiver presente, ou logo que ele preste as primeiras declarações na Delegacia de Polícia. Para viabilizar o agendamento on line, o MPRJ vai disponibilizar à PCERJ a pauta do MPRJ atuante na Vara de Infância e Juventude da Capital, com a possibilidade de agendamento de cinco a dez oitivas por dia.

    • Publicações2588
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-de-mediacao-de-conflitos-atuara-tambem-em-upps/100266170

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)