Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quatro Policiais Militares são denunciados por roubo e extorsão

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou nesta terça-feira (15/03) quatro Policiais Militares pelos crimes de roubo, tentativa de extorsão e violação de domicílio. A denúncia foi recebida pelo juiz em exercício na Auditoria da Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro, Marcius da Costa Ferreira, que, atendendo a requerimento do MPRJ, decretou a prisão preventiva dos denunciados.

    A investigação que resultou na denúncia começou depois que a vítima procurou o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do MPRJ, e contou o ocorrido em 10 de março. A Promotoria de Justiça Junto à Auditoria Militar Estadual foi acionada pelo GAECO e comunicou os fatos à Corregedoria Interna da Polícia Militar, que identificou os Policiais Militares e decretou suas prisões disciplinares.

    A denúncia oferecida pelo Promotor de Justiça Leonardo Cuña de Souza, Titular da 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar, descreve que os Policiais Rogério Benedito Soares, Marcos Vinicius Colimoide da Fonseca, Alex Sander da Silva Alves e Bruno Ricardo da Silva Carmo, lotados no 24º BPM (Queimados), invadiram a casa de um morador do bairro Piranema, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, por volta das 10h30 do dia 10. Portando armas, eles roubaram R$ 1.100.

    Toda a ação, ocorrida em período de serviço dos PMs, foi praticada com violência, resultando em lesões corporais no morador, atestadas em exame de corpo de delito. As agressões foram praticadas pelo 3º Sargento Benedito e pelos Cabos Bruno e Alves. O Cabo Fonseca, apesar de não ter participado diretamente da agressão, nada fez para impedir os golpes. O dinheiro foi encontrado por Bruno que, mediante ameaças à vítima e a seus familiares, impôs o pagamento de mais R$ 10 mil à guarnição num momento posterior. A extorsão só não foi consumada porque a vítima procurou o GAECO antes do prazo determinado pelos PMs.

    “Os réus cometeram crimes graves, em serviço, que envolveram abuso de poder e invasão da moradia da vítima de maneira irregular, usando de armas, viatura e das prerrogativas do cargo de Policial Militar. A conduta gera profunda repulsa na sociedade é perniciosa à própria Corporação Policial Militar”, diz o Promotor Leonardo Cuña de Souza no pedido de prisão preventiva.

    Os Policiais Militares responderão a ação penal pelos crimes previstos no Código Penal Militar de roubo qualificado (com emprego de arma e concurso de duas ou mais pessoas); violação de domicílio qualificada (com uso de arma e durante o serviço) e tentativa de extorsão qualificada (com emprego de arma e concurso de duas ou mais pessoas).

    • Publicações2588
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações485
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quatro-policiais-militares-sao-denunciados-por-roubo-e-extorsao/2605802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)