Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP e Governo do estado inauguram Ciac

    Na próxima quarta-feira, dia 18 de abril, às 16h, será inaugurado o Centro Integrado de Apuração Criminal (Ciac), localizado no bairro de Santo Cristo. Nascido de um convênio firmado entre o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Segurança, o novo órgão reunirá promotores de Justiça e delegados de Polícia, que formarão uma espécie de força-tarefa incumbida de dar andamento a cerca de 100 mil inquéritos policiais, que hoje se acham praticamente paralisados nas chamadas Delegacias Especiais de Acervo Cartorário (Deacs).

    O Ciac receberá, em etapas, todo esse acervo, que passará por um rigoroso processo de seleção. Os inquéritos policiais que apuram fatos criminosos já alcançados pela prescrição serão arquivados. Já os procedimentos que investigam crimes graves, como homicídios, seqüestros, estupros e roubos, cuja punibilidade ainda não se encontre extinta, serão investigados com prioridade, para que sejam transformados, o mais rapidamente possível, em processos criminais.

    Trata-se de iniciativa inédita no combate à criminalidade, que dará à tramitação dos inquéritos policiais maior agilidade e eficiência, já que as duas Instituições - Ministério Público e Polícia Civil - estarão trabalhando lado a lado, no mesmo espaço físico, e discutindo cada caso. Hoje, a tramitação de um inquérito entre a delegacia policial e a Central de Inquéritos leva cerca de três meses, em média.

    A inauguração será realizada pelo governador do Estado, Sérgio Cabral Filho, pelo procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, pelo secretário de Segurança, e pelo chefe de Polícia Civil, Gilberto da Cruz Ribeiro.

    Serviço:

    Inauguração do Ciac

    Dia 18 de abril, quarta-feira

    16h

    Endereço: Rua Pedro Alves 187 - Santo Cristo

    • Publicações2588
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-e-governo-do-estado-inauguram-ciac/128901

    Informações relacionadas

    MP e Secretaria de Segurança criam Centro Integrado de Apuração Criminal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)